domingo, 27 de março de 2011

Igreja Matriz de Itajaí

DSCN3902

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é o maior monumento artístico e cultural da cidade de Itajaí, Santa Catarina, verdadeiramente seu cartão postal.

A pedra fundamental foi lançada em 1940 pelo vigário Pe. José Locks, segundo o projeto do arquiteto alemão Simão Gramlich, o construtor de inúmeras igrejas catarinenses.

DSCN3903

A Igreja Matriz foi inaugurada em 15 de novembro de 1955 e a sua conclusão devido ao trabalho e dedicação do então vigário Monsenhor Vandelino Hobbold.

A edificação contém elementos românticos e pinturas dos artistas italianos Emílio Cessa e Aldo Locatelli, além de seis torres, 55 vitrais com motivos bíblicos, um painel da Imaculada Conceição da Virgem Maria no teto e um estátua de Moisés descendo do Monte Sinai (Fotos da tarde de 4/2/2011).

DSCN3909

DSCN3911

terça-feira, 22 de março de 2011

Itá, a cidade que virou lago

Ita - SC

Miniatura da antiga catedral - Itá, SC - 23/09/2010


A cidade de Itá foi fundada em 1919, em 7 de Janeiro de 1924 foi elevada á categoria de Distrito. Situada no vale do Rio Uruguai, um dos principais rios de Santa Catarina, a cidade sobrevivia de um pequeno comércio local, produtos como a uva, a cachaça e em consequência da cachaça o açúcar, rapadura, marmelada, melado e o bagaço da cana.

A cidade nova foi construída devido a criação da Usina Hidrelétrica de Itá, aproveitando um desnível de 105 metros, a usina teria uma capacidade instalada de 1.450 MW. A água represada do rio Uruguai cobriria toda a área da cidade então a prefeitura e a estatal (Eletrosul) responsáveis pela obra da usina indenizaram as famílias e começaram as obras para a construção da nova cidade de Itá, ao lado da velha cidade mas a uma altitude maior.

Quando as águas do rio Uruguai inundaram a cidade velha, restaram visíveis apenas as torres da velha igreja, que hoje serve como ponto turístico para a cidade.

O Itá Resort Hotel visto do lado do Rio Uruguai, visto na foto abaixo - setembro/2010


A estrutura da nova cidade totalmente planejada, é urbano linear atravessando toda a cidade de leste a oeste até a UHE Itá, com estradas de ligação ao interior do município. Com mais de 95% das ruas asfaltadas a cidade de Itá é servida por rede de energia elétrica (Celesc), rede de água (poços artesianos) rede de esgoto (Casan), telefonia fixa e móvel, asfaltamento, coleta diária de resíduos, arborização e ajardinamento.

Abaixo mais algumas fotos de um  almoço no Itá Resort Thermas, em setembro/2010:

IMG_5723

IMG_5722

IMG_5729
"Quando se planta la bela polenta, la bela polenta / Se planta cosi. Se planta cosi / Oh!, oh!, oh!, bela polenta cossi / Tcha - tcha - pum. / Tcha - tcha - pum / Tcha - tcha - pum -tcha- tcha- pum / Quando se cresce la bela polenta, la bela polenta, / Se cresce cosi, se planta cosi, se cresce cosi." Itá-SC, 29/09/2010.

O São Jorge sem cavalo

Na imagem de São Jorge no altar da igreja de Vígolo, no Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento, Santa Catarina, o santo guerreiro aparece sem o seu cavalo... (???)
Tem coisas que parecem inseparáveis: avião sem asa e fogueira sem brasa viraram música; circo sem palhaço e namoro sem abraço, também; São Jorge e seu cavalo branco, inclusive. Mas a parceria não é tão inseparável assim. Pelo menos na igreja de Vígolo, no Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento.

Lá, São Jorge enfrenta o dragão no chão. Aparece com os pés no lombo do monstro e com a lança de aço na boca do bicho.

Não chega a ser uma demanda. Mas a falta do cavalo gera questionamentos entre os visitantes. Afinal, trata-se de um santo guerreiro que, pelo sincretismo popular, conquistou altares católicos e gongás umbandistas.

Igreja de Vígolo

No início foi dedicada a N. Sra. de Lourdes
No período de 1876 a 1879, construiu-se na região de Vígolo , Nova Trento, Santa Catarina, a Capela de São Jorge, onde os moradores da região foram responsáveis pela obra. Que já no ano de 1879, recebe Pe. Servanzi que realiza durante oito dias uma santa missão, neste período ele também benze com grande solenidade a mesma capelinha.

Antes mesmo de concluir a obra de construção da capela os moradores da região planejaram a construção de uma bela Igreja, e com o apoio do Pe. Marcello Rochi iniciaram a construção. Por motivação e devoção do sacerdote a Nova Igreja foi dedicada em honra a Nossa Senhora de Lourdes.

No ano de 1888, chegou da França a imagem da Virgem de Lourdes, que ficou na Igreja de Nova Trento até dia 11 de fevereiro de 1889. “Em 11 de fevereiro de 1890, depois de um tríduo de preparação inaugura-se a Gruta e colocaram nela a Imagem da Virgem Imaculada de Lourdes” (Cf. Madre Doroteia, Ic. P.22)

Neste mesmo período que se inaugura a gruta é feito a demolição total da Capelinha de São Jorge, onde em seu lugar é erguido o Santuário. “Após poucos anos, conseguiram levantar o Santuário dedicado a Nossa Senhora de Lourdes”. (Cf. Madre Doroteia, Ic. P.22)

No dia 11 de fevereiro do ano de 1895 conforme descreve o Diário Della Residenza, foi feito a benção do novo Santuário. “Bem cedo, muita gente foi a festa da Virgem de Lourdes. Estava lá desde a tarde anterior o Pe. Manardi. Foi ainda o Pe. Parisi para ajudá-lo nas confissões. Mais tarde, foram os padres Sabbatini e Rocchi. A missa foi cantada “interzo” com o acompanhamento da (banda) de música de Nova Trento.

Benzeu-se o no Santuário, levou-se em procissão a Estátua da Imaculada. Todas as filhas de Marias de várias valadas. Entramos na Igreja, o Pe. Rocchi disse algumas palavras ao colocar a estátua no nicho da gruta. Todo o povo replicou três vezes “E viva Maria”. Depois, no Evangelho, pregou o Pe. Manardi. Após a missa, seguiu-se a benção do Santíssimo Sacramento.

No dia 19 de outubro do ano de 1991, um dia após a beatificação de Madre Paulina, é colocada a imagem da beata, e o lugar histórico passa a receber muitos romeiros que chegavam a Vígolo para agradecer a Deus pela intercessão de Madre Paulina e para fazer seus pedidos.

Dom Eusébio Oscar Scheid, então Arcebispo de Florianópolis da época, no dia 09 de julho de 1998, data comemorativa a festa litúrgica de Madre Paulina, tornou público a Igreja de Vígolo como Santuário Madre Paulina, até ser construído o novo Santuário em honra a Bem aventurada Madre Paulina.

IMG_5164 - Igreja de Vígolo