domingo, 27 de fevereiro de 2011

Bico do Papagaio

A rua de acesso às praias do Atalaia, Geremias e Cabeçudas, apresenta um magnífico cenário para quem gosta de uma caminhada pela orla marítima. Além dessas três praias, Itajaí conta ainda com a Praia do Morcego, onde situa-se a "Caverna do Morcego" cercada de mitos e lendas. Ladeada por montanhas rochosas, essa praia é recomendada por especialistas em saúde, para a melhoria da circulação sangüínea, funções digestivas e respiratórias, em virtude da grande concentração de iodo nas águas.

A cidade "papa-siri" possui ainda mais maravilhas como a praia Brava e a praia dos Amores, esta última, no limite entre os municípios de Itajaí e Balneário Camboriú. Apesar do grande fluxo de banhistas, a praia continua com características extremamente agrestes. Não deixem de conhecer o exótico "Bico do Papagaio" esculpido aleatoriamente pela explosão das rochas para abertura de estrada, localizado na praia do Geremias, próximo ao Balneário de Cabeçudas, onde seu formato curioso desperta a atenção de seus visitantes.

Bico do Papagaio

O Bico do Papagaio, no caminho de Bal. Cabeçudas - Itajaí-SC - 11/10/2010.

Balneário Cabeçudas

DSCN3931

Considerado o principal balneário de Itajaí, Cabeçudas é a mais urbanizada das praias locais, com destaque pra várias mansões e casarões antigos, onde moraram famílias importantes de Itajaí e do Estado de Santa Catarina.

Sua rodovia de acesso lembra bastante as estreitas estradas europeias, contornadas por morros cobertos de vegetação. Uma curiosidade é que o um dos principais pontos turísticos de Itajaí, o Bico do Papagaio, escultura no formato da cabeça do pássaro, foi esculpido acidentalmente na rocha quando abriam a estrada pra Cabeçudas.

IMG_4773

IMG_4746A praia é ideal pra caminhadas e exercícios físicos, pois possui calçadão em toda sua extensão. O banho de mar também é uma ótima pedida, com as águas calmas, próprias pra galera se refrescar no calor. Ao centro da praia, turistas costumam bater fotos em cima de uma grande pedra. De lá, alguns adultos e adolescentes mais corajosos também pulam e mergulham direto no mar.

Até a fé e a religião têm espaço privilegiado em Cabeçudas, com a capela Santa Teresinha, localizada no canto sul da praia. Ela foi fundada em 1920, quando havia muito mais mato do que casas no balneário. O local virou patrimônio histórico municipal em novembro de 2007, e do alto de sua escadaria tem-se uma bela vista panorâmica de Cabeçudas.

Visitando a SANTUR

DSCN2515

Hoje fomos visitar a SANTUR, um parque realmente maravilhoso onde encontramos um complexo museu oceonográfico e um razoável jardim zoológico! Uma tarde divertida neste domingo...

Fundado em 1981, o Parque da Fauna Flora e Gea Parque Cyro Gevaerd, Zoológico da SANTUR, em Balneário Camboriú é um dos mais completos do Estado. Devido ao seu fácil acesso junto à BR 101, visitá-lo se torna uma oportunidade rara para conhecer várias espécies de animais e plantas e ainda ver de perto o trabalho de preservação e pesquisa desenvolvido no zoológico.

DSCN2530


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Praia Brava das águas agitadas

DSCN4314

Foi a dificuldade no acesso à praia que manteve este lugar bonito e preservado. Aos poucos, o mar límpido e agitado atraiu surfistas de todos os lugares e hoje a Praia Brava sedia etapas de diversos campeonatos internacionais de surf e jet-sky. Além desses esportes, o frescobol também é permitido e bastante praticado nas areias da praia.

DSCN4278

Na alta temporada, os 3 km de extensão da praia ficam lotados e a infra-estrutura primitiva é problema na hora de estacionar, conseguir banheiros ou chuveiros. Ecologistas e moradores da praia estão sempre em constante alerta para evitar ilegalidades que possam depredar o lugar.

Recanto do Estaleiro

DSCN1384

Essa praia de Porto Belo é afastada e de difícil acesso, porém, as águas são transparentes e é um dos recantos mais propícios para o mergulho. A vegetação exuberante e os costões também contribuem com o visual desta belíssima praia.

DSCN1370

Porto dos Piratas

Porto Belo SC

O Porto dos Piratas, localizado na praia de Porto Belo, oferece passeios de barco no estilo pirata pelas praias de Porto Belo, Bombas, Bombinhas, Araçá, Estaleiro e Caixa D'aço, com opção de desembarque na ilha de Porto Belo e parada para mergulho

Situada na sede do município, a praia de Porto Belo possui águas tranqüilas e ideais para a prática de esportes náuticos. No meio da praia encontram-se as "panelas de bugre", vestígios dos índios carijós, da tribo Tupi-Guarani que habitavam esta região e formavam estas superfícies polidas nas rochas através da preparação de suas armas e ferramentas.

A encantadora Bombinhas

DSCN1100

Formada por 29 praias, quatro ilhas e dois parques ecológicos, Bombinhas, localizada a 60 quilômetros de Florianópolis, é simplesmente encantadora. Conhecida como a "Capital do Mergulho Ecológico", é um dos balneários mais procurados por quem pratica o mergulho, conquistando fama devido a seus atributos até mesmo no exterior.

Muitos turistas que passam as férias lá aproveitam a oportunidade para matricular-se nas várias escolas de mergulho espalhadas pela cidade, que, além de passeio de barco, oferecem material completo e até um curso básico de mergulho, com direito à habilitação universal.

DSCN1090

As praias mais conhecidas do município são: Bombinhas, Bombas, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande e Zimbros. Para quem gosta de movimento, o ideal é ficar pelas praias centrais de Bombas e Bombinhas. Destaque para o costão esquerdo de Bombas, onde encontra-se um trecho da Mata Atlântica, hoje transformado em Parque Municipal da Galheta.

DSCN1074

Bem pertinho dali está Quatro Ilhas, um dos lugares mais belos e místicos de Bombinhas e onde estão situadas as ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta e Macuco. A praia de Quatro Ilhas possui um mar de águas cristalinas e areias ricas em cristais de quartzo, o que, de acordo com os esotéricos, garante o armazenamento de grande carga de energia. Além do paraíso ecológico, Quatro Ilhas é conhecida internacionalmente por causa do surf - trata-se de um dos recantos mais propícios à prática deste esporte.

DSCN1151

Assim também é Mariscal. Com 4 km de extensão, é muito procurada pelos surfistas devido as boas condições do mar. Lá, as águas são cristalinas, a areia é branca e as encostas se destacam pelo verde exuberante, um conjunto que desperta o interesse de boa parte dos turistas.

Já a enseada de Zimbros, caracteriza-se principalmente pela paisagem pitoresca - barcos de pescadores artesanais que enfeitam sua orla. As águas são claras e tranqüilas, próprias para as crianças e a prática de esportes náuticos. Seu costão de Mata Atlântica abriga as desertas praias da Lagoa, do Cardoso, Vermelha e Triste que são conhecidas somente por aqueles que são adeptos a longas caminhadas pelas trilhas.

DSCN1102

DSCN1145

Para encerrar a rota das principais praias do município de Bombinhas, está a Praia do Canto Grande, a mais extensa de todas. Com águas calmas, frias e areia limpa, é própria para as crianças e a prática de esportes náuticos como windsurf, jet-ski e iatismo. Durante o verão, uma boa pedida é saborear os famosos petiscos dos bares e restaurantes à beira da praia.

DSCN1106

Outra sugestão é subir o Morro do Macaco, hoje parque municipal, e avistar todas as ilhas que compõem a reserva do Arvoredo.

Caxambu: Profusão mágica das águas

Caxambu - MG / Outubro 2009

"Muito da magia existente no sul de Minas Gerais perderia o sentido sem Caxambu. Se a água é a dádiva maior da vida em nosso planeta, Caxambu é seu refúgio esplêndido, um lugar privilegiado e cuidadosamente escolhido pela natureza. O sabor, o aroma e a profusão abundante faz desta cidade uma paraíso para degustação de "poderosas águas".
Entre dois pequenos vales da Serra da Mantiqueira, numa área de 210 mil m2, dá-se um espetáculo natural. Reúne abundância, qualidade e variedade. Todo o vigor faz crer que Caxambu é berço de um dos maiores potenciais hidrominerais da Terra, se não o maior. Argumentos não faltam: são doze fontes, com propriedades diferentes e fascinantes, que jorram ininterruptamente do subsolo. Santas, virtuosas, milagrosas...

Estes são apenas alguns dos adjetivos para suas águas, usadas desde a segunda metade do século XVIII em terapias e no tratamento de diversas doenças. Até mesmo a princesa Isabel, no século XIX, visitou a região para se tratar de uma suposta infertilidade.

Caxambu da Princesa Isabel

Caxambu - MG / Outubro 2009

Depois da magia de São Thomé das Letras, este curioso catarinense foi acometido, em 28 de outubro  de 2009, de outra boa surpresa: uma pequena cidade escondida entre dois pequenos vales da Serra da Mantiqueira onde estão reunidas, num espetáculo natural, a abundância de recursos florais e hidrominerais, a qualidade de vida e a variedade de diversões para o felizardo visitante.


Ela se chama Caxambu e sua população gira em torno de 25 mil habitantes. Aqui eu, Ivânia, Rodrigo e Dona Lourdes passamos uma tarde aprazível... ou melhor: inesquecível... (Deus salve os mineiros pela beleza e diversidade de seu Estado!).

O nosso cocheiro nos mostra as particularidades do aprazível recanto. Ele é artista aqui, é soberano na arte do entretenimento, pois nos conta:

-Fiz o exame de DNA do Ventania! (o nosso eqüino amigo que nos conduz pela cidade encantada).

- Pois (continua a conversa nosso fiel cocheiro) pelos exames, foi descoberto que o "Ventania" é filho legítimo de uma égua !!!

A cidade vive das águas virtuosas, desde seu descobrimento em princípios do século passado. A fama delas corre mundo. A infra-estrutura urbana é de excelente qualidade para atender sua indústria mais importante, o turismo, de calendário variado e atraente.

Caxambu - MG / Outubro 2009

O morro conhecido como Caxambu constitui marco fundamental na origem da cidade. De acordo com a tradição, o escritor mineiro Diogo de Vasconcelos, ao subir no alto de um morro, começou a bater no solo e escutou o retumbar semelhante a um tambor africano. Daí, nome "caxambu", que quer dizer "cacha" (tambor) e "mumbu" (música).

Caxambu - MG / Outubro 2009
Esta é a fonte mais antiga e simbólica do Parque das Águas: a Fonte Dom Pedro.

Como atrações turísticas, Caxambu, localizada na região do sul de Minas, que se emancipou em 1915, oferece, além dos banhos e das propriedades medicinais de suas fontes, passeios de teleférico, que possibilitam admirar a paisagem da região, e o Parque das Águas, com inúmeros atrativos, inclusive tratamento de beleza, área com piscinas e quadras de esporte.

Caxambu - MG / Outubro 2009

Com altitude de 895 m, tem clima tropical de altitude, com média anual de 17°C e a média do verão ser de 21°C. Confirma-se assim seu Status na classificação para clima tropical segundo a escala internacional de Köppen como Cwb("C" para média das temperaturas dos três meses do ano ser superior a 10°C, "W" para invernos secos, e "b" para temperatura média do mês mais quente ser inferior ou igual a 22°C).

História de Caxambu

A palavra Caxambu teve origem indígena em Catã-mbu, no dialeto tupi dos antigos habitantes Cataguases que habitavam a região e significa "Água que Borbulha" ou "Bolhas a ferver". Também, por coincidência, é o nome de um instrumento musical tocado pelos escravos africanos, que dizia-se irem à noite ao Morro de Caxambu para tocar o caxambu (Cacha - tambor - e Mumbu - música) em seus festejos. A primeira origem é a mais aceita por historiadores, do mesmo modo que a maioria dos nomes das cidades da região, tais como: Itamonte, Itanhandu, Baependi, Itatiaia, Lambari, Cambuquira, Aiuruoca, etc.

Caxambu - MG / Outubro 2009

Em 1711 era conhecida como Cachambu. Em 1674 o Bandeirante Lourenço Castanho Taques, seguindo a trilha de Jacques Félix, vindo de Pinheiro ao Rio Verde, avistou o Morro de Caxambum, habitado na época pelos índios cataguases.

No ano de 1714 Caxambu era uma paragem conhecida como Cachumbu, sítio onde morava Alferes Alberto Pires Ribeiro. Neste período "As Minas Gerais" pertenciam a capitania de São Paulo e foram divididas em três Comarcas, sendo Caxambu pertencente à Comarca do Rio das Mortes (São João del-Rei). Quando assim fizeram, a divisa entre a Comarca do Rio das Mortes e da Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá foi colocada no alto do Morro de Cachumbu. (Do livro "Datas e Fatos da Terra do Rio Verde", do historiador Benefredo de Sousa).

Com a criação da Capitania Independente de Minas Gerais, em 2 de dezembro de 1720, era natural que permanecessem os mesmos limites, cabendo à Capitania de São Paulo toda a área das bacias dos rios Grande, Verde e Sapucay. Afirma o historiador Prof. Hilton Federici em seu livro "Histórias do Cruzeiro" que "Furtivamente, os membros da Câmara de São João Del-Rei fizeram mudar a posição do marco, levando-o para o alto da Serra da Mantiqueira."

Caxambu - MG / Outubro 2009

Em 1814, conta-se que existiam apenas duas fazendas no povoadao: a das Palmeiras e a Caxambu. Dizem que foi nesta época que descobriram a existência das fontes. Caxambu é famosa por suas ligações com a Família Real Portuguesa, quando a própria Princesa Isabel e seu esposo Conde d'Eu, em 1868 vieram atraídos pela fama das águas. A princesa buscava a cura de sua infertilidade.

Caxambu - MG / Outubro 2009

Através das águas ferruginosas da fonte, hoje denominada "Princesa Isabel e Conde D'Eu, a princesa curou-se de sua anemia e engravidou. Assim ela mandou erguer na cidade a Igreja de Santa Isabel da Hungria em agradecimento por ter sido curada. Em 1875 a cidade tornou-se Distrito de Baependi e suas a qualidade das águas foi reconhecida, tendo a sua exploração concedida pelo Governo de Minas Gerais à empresas particulares.

Em 16 de setembro de 1901 é criada a vila de Caxambu. E finalmente em 18 de setembro de 1915 é elevada à categoria de cidade, abrangendo até o ano de 1938, a área da atual cidade de Soledade de Minas. Em Caxambu também estiveram outras figuras como Rui Barbosa, que, admirado com a beleza do local, escreveu o poema "Medicina entre Flores".

Fontes: Wikipédia - Caxambu-MG; Idas Brasil - cidades - Caxambu; Bussola Net - Caxambu - Minas Gerais.

São Lourenço

São Lourenço - MG / Outubro 2009

E aqui estamos nós, nesta 6a. feira do dia 30 de outubro, em mais uma cidade pertencente ao Circuito de Águas de Minas Gerais: São Lourenço. E que belo dia ensolarado! Então vamos tirar boas fotos...

Com seus quase 43 mil habitantes (bem maior então do que a bela Caxambu onde estivemos dia 28), é um local de clima ameno, com uma temperatura média de 18°C.

No inverno as temperaturas chegam a 0°C, e a forte geada que atinge a cidade é um espetáculo digno de ser visto. Com altitude de 875m na sede da prefeitura, tem clima tropical de altitude, com temperatura média no verão de 22°C (dados recolhidos nos sites abaixo relacionados no fim deste artigo).

São Lourenço - MG / Outubro 2009

Cambuquira: Êta demonho da cachaça!

Cambuquira MG - Cachaça Paraíso
Alambique da Cachaçaria Paraíso em Cambuquira, Minas Gerais

Cambuquira, famosa pelas suas águas, situa-se no sul de Minas Gerais, limita-se com os municípios de Três Corações, Campanha, Lambari, Jesuânia e Conceição do Rio Verde, possui uma área de 250 km2 e fica a uma altitude de 951 m. A cidade é eqüidistante de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (aproximadamente uns 300 Km).

Passamos por este Município em 28 de outubro, mas não o visitamos, infelizmente. Fizemos uma visitinha foi na Cachaçaria Paraíso que adoramos!

O nome "Cambuquira" se origina do tupi-guarani, de CAÀ - AMBYQUIRA - que traz o seguinte significado:

CAÀ............................brotado, grelhado.

AMBYQUIRA (de A-By-Quira) ..........folhas, plantas, ervas, mato.

Admitindo, pois, que o vocábulo seja formado de Caà-Ambyquira, chega-se ao significado: erva grelhada, mato brotado.

Cambuquira MG - Cachaça Paraíso
Eeeh, LeLe...! Vai numa pinguinha também...deve de tá boa essa pinga mineira...

Varginha de meu amor

IMG_0164
O disco-voador tá bonito nessa cor... envolvente como num filme do Spielberg... a noite está suave, misteriosa, encantadora... mas LeLe, minha mineira de olhos claros, me sussurra que é uma simples caixa d'água... que droga...eeeh!

"Cá estou eu na cidade mais carismática do Brasil em questões de vida extra-terrestre... Estou, meus amigos, na estranha cidade de Varginha, MG. Meu nome é Everaldo José, um catarinense perdido no lindo sul de Minas. Marca o calendário dia 24 de outubro de 2009... o disco voador ou caixa d'água muda mais de cor nesta noite que o Cristo Luz da minha linda Balneário Camboriú.... rsrsrsrs... e mando ver mesmo nas fotos que tiro desta antiga cidade, uma das primeiras a usar a energia elétrica no século XIX... a praça predileta dos alienígenas..." (Ever)

IMG_0960
Varginha - Foto tirada numa tarde de sol quente de outubro: olhem o disco.

A cidade é considerada uma das principais cidades do Sul de Minas, foi uma das primeiras a ter iluminação elétrica. Transformou-se na capital brasileira da ufologia desde que o relato da visão de uma criatura estranha por três garotas ultrapassou suas montanhas e correu mundo. Elas garantem que atravessavam um terreno baldio às 15h30 do sábado 20 de janeiro de 1996 quando, a sete metros de distância, viram um ser marrom-escuro de pele viscosa...

ET de Varginha: mito?

Tudo bem. Visitei a cidade de minha noiva. Nada demais. Agora é o ano de 2009 e só vi ETs nas estátuas dos parques. Mas adoro essa cidade.

Às 08:00hs da manhã do dia 20 de janeiro de 1996, os bombeiros de uma cidade do sul de Minas, Varginha, recebia uma chamada telefônica anônima. A pessoa pedia aos bombeiros que investigassem uma estranha criatura vista em um parque no norte do distrito Jardim Andere.

Duas horas depois, os bombeiros chegavam ao Jardim Andere para fazerem a busca no parque. Como esperavam encontrar um animal selvagem, levaram equipamentos apropriados como jaulas e redes.

Três Corações - A terra do Rei

Três Corações MG

No Sul de Minas, Três Corações vive intensa atividade em todos os setores de sua caminhada em direção ao progresso maior. Café e leite são a base de sua economia, mas o município se expande por diversos caminhos. A indústria de couro, entre outras diferentes, tem fama internacional.

Folclore

As tradições continuam vivas pelo seu povo. A origem do nome possui versões diversas. A primeira refere-se ao amor de três boiadeiros impedidos de se casarem com três moças do lugar; a segunda, está ligada ao fato de que o rio Verde, ao se aproximar da cidade, formaria pequenas curvas como se fossem três corações; a última se originaria dos Sagrados Corações de Jesus, Maria e José.

Três Corações MG - Venda do Chico
Leitoa ou frango caipira para viagem ?? Eu prefiro um torresminho... gosto mesmo!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

História de Balneário Camboriú


Balneário Camboriú - Essa foto é de 1976, quando a praia ainda não era tão poluída, quando não tinha tantos prédios a roubar a luz do sol na estreita faixa de areia. E nos anos 30 do século XX provavelmente era rica em pescado e toda a enseada coberta pela mata atlântica nativa.

"Em uma enseada de águas límpidas, surge uma pequena ilha na imensidão de um mar azul e tranqüilo, protegida em véu verde da Mata Atlântica..."

Este era o cenário que os índios tupi-guaranis desfrutavam e que aproximadamente até 1930 permaneceu intacto, deslumbrando e encantando também colonizadores. Os índios foram os primeiros a desfrutar as belezas da região, como comprovam os fósseis de até 3000 anos encontrados na praia de Laranjeiras.

Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos


A Igreja Bom Jesus dos Aflitos (capela em estilo açoriano) foi erguida em 1814 (a segunda construção em alvenaria mais antiga de Porto Belo-SC) sendo utilizado o trabalho escravo.

Para a fixação das paredes que medem cerca de 1,50 metros de espessura foi utilizado óleo de baleia como componente da argamassa (pode-se apreciar a parede na parte posterior da Igreja com acesso pelo cemitério).
É um dos principais atrativos culturais do município de Porto Belo. A casa construída pelo Alferes José Vieira rebelo localizada no centro de Porto Belo representa a primeira construção em alvenaria do município.

A Festa do Senhor Bom Jesus dos Aflitos acontece entre os dias 1.º e 2 de agosto. O evento ocorre no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Porto Belo, localizado na Avenida Governador Celso Ramos, n.º 1.445, Centro, em Porto Belo.


Fonte: Porto Belo / Informações; Radarsul.

A bela Porto Belo


Conhecido como um dos principais pontos de parada de transatlântico do Brasil, Porto Belo situa-se na região norte do litoral catarinense, distante da capital catarinense, Florianópolis, apenas 65 quilômetros. O encanto da cidade deve-se principalmente à sua natureza preservada, às praias limpas e às charmosas construções, que nos remetem a época em a cidade foi colonizada por açorianos.

A fantástica vegetação da Serra do Mar, aliada a Ilha de Porto Belo e diversas praias com características próprias, fazem de Porto Belo um dos pontos mais atrativos do litoral catarinense. A forte cultura açoriana torna a cidade ainda mais elegante, refletindo seus traços na arquitetura, artesanato e religiosidade.

Outro destaque no município são as danças açorianas como o Boi-de-Mamão e Pau de Fitas. A cidade conta com uma boa infra-estrutura turística e de serviços, como pousadas de frente para o mar, hotéis, casas de veraneio e campings.

São Thomé das Letras


Visitamos a mística São Thomé das Letras na tarde de 26 de outubro de 2009. Cidade mineira com uma população, segundo o censo de 2008, de quase sete mil habitantes. Seu nome deve-se a uma lenda sobre o encontro de uma estátua de São Tomé, em uma gruta, por um escravo fugido do Barão de Alfenas, juntamente com uma carta de escrita perfeita (impossível a um escravo analfabeto). Tal fato gerou a posterior alforria do escravo pelo seu dono, que ficou bastante impressionado pelo relato do escravo e ordenou também a construção de uma igreja ao lado da referida gruta, que hoje se encontra no que é o centro de São Thomé das Letras.

São Thomé - Mito e realidade se confundem


Uma cidadezinha no alto de uma montanha "nevada", no sul do Estado de Minas Gerais, guarda muitos segredos. São Thomé é pródiga em histórias e belezas naturais que despertam a atenção das mais diferentes pessoas, de místicos a céticos, de ufólogos a trekkings.”
Seus mais antigos moradores parecem não entender o que atrai tantos visitantes e seguem suas vidas despretensiosamente, tentando ser indiferentes ao frenesi dos turistas que chegam de todas as partes, principalmente nos finais de semana e feriados prolongados.